Exames

TESTE DE PATERNIDADE

O teste de paternidade por DNA é uma metodologia molecular utilizada para determinar se dois indivíduos possuem vínculo biológico ou não, comparando as sequências de DNA entre eles. Pode ser utilizado como prova legal para reivindicações de herança, direitos paternos, benefícios sociais e outras circunstâncias que necessitam de uma prova de parentesco.

O que é DNA?

O DNA ou ADN é a sigla para Ácido Desoxirribonucleico. Ele está presente em todas as células nucleadas de um organismo e é responsável por todo o controle de crescimento e desenvolvimento do mesmo.

O que é o teste de paternidade por DNA?

O teste de paternidade por DNA é, atualmente, o meio mais preciso para o esclarecimento de paternidades ou maternidades duvidosas. A extrema precisão do método se baseia no fato de que o código genético (DNA) de cada indivíduo é único, não existindo outra pessoa com código idêntico (exceto no caso de gêmeos univitelinos).

Horário de Atendimento:
Segunda à sexta-feira: 7:30 às 16:00 horas
Sábado: 7:30 às 11:00 horas

Documentos necessários:

- Obrigatória cópia do documento de identificação com foto, CPF, e assinatura de cada envolvido com a apresentação do original no momento da coleta.
- No caso de menores de idade serão aceitas(cópia e original) da certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo (quando a criança não for registrada). Não serão aceitas declarações de hospitais, carteiras de vacinação, etc.
- Em casos em que o filho for menor de idade e não for registrado pelo suposto pai ou suposta mãe é obrigatório autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal, bem como a apresentação da documentação (cópia e original) com foto, CPF e assinatura no momento da coleta.
- Para coletas em que a mãe e/ou suposto pai forem menores de idade é obrigatório autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal, bem como a apresentação da documentação (cópia e original) com foto, CPF e assinatura no momento da coleta, de todos.
- A coleta deve ser presenciada por todos os envolvidos no exame de vínculo genético.

* Envolvidos que realizaram transplante de medula óssea em algum momento da vida ou passaram por transfusão sanguínea nos últimos seis meses devem fazer a coleta das células bucais.

*Exame realizado apenas na unidade Central.